sábado, 6 de julho de 2013

Dieta e Celulite




    Com as evoluções hoje já se utiliza o alimento como principal responsável pela saúde e qualidade de vida. O termo “DIETA” refere-se uma alimentação equilibrada. E por outro lado o aumento dos alimentos industrializados associados à vida moderna favoreceu alterações no padrão alimentar que nem sempre correspondem ao ideal. 

   É cada vez maior o número de indivíduos acima do peso ou com problemas de saúde relacionados a alta ou baixa ingestão alimentar. E hoje a valorização pela beleza e pelo corpo escultural é muito grande e a celulite é um dos vilões da perfeição, cerca de 90% das mulheres tem celulite, e nem todas tem excesso de peso, isso porque a celulite acontece devido ao hormônio estrogênio, que faz com que a mulher acumule mais gordura que os homens, e por outros fatores como hereditariedade, falta de atividade física, cigarro, maus hábitos alimentares e alterações nos processos circulatórios. 

   A dietoterapia tem um papel importante para a melhora e prevenção da celulite, reduzindo o tecido adiposo, melhorando o trânsito intestinal e diminuindo a retenção hídrica. Os nutricosméticos são uma nova classe de produtos que contém nutrientes específicos para os tratamentos estéticos. 

   Para combater a celulite basta seguir recomendações de uma alimentação saudável evitando carboidratos de alto índice glicêmico, gordura, aumentando a ingestão de carboidratos integrais, frutas e legumes, tendo uma alimentação equilibrada e variada refletindo beneficamente na saúde estética.


Como evitar a celulite

 

 

   Como já vimos as causas da celulite são essencialmente resultantes do estilo de vida de cada individuo. Assim, existem factores que podemos controlar para evitar a celulite, sendo esses factores essencialmente algumas mudanças de hábitos, como:
  • Na alimentação, deve evitar o excesso de gorduras, já que esta motiva o seu aparecimento, pelo que deverá promover-se uma alimentação de hábitos saudáveis;
  • Promover a prática de actividades físicas diariamente, deixando o sedentarismo de lado, pois aumentam a actividade metabólica, aumentando a circulação;
  • Para potencializar os resultados existem clínicas e centros de tratamentos estéticos especializados no combate a celulite que oferecem tratamentos como é o caso da drenagem linfática;
  • O uso de cremes próprios para celulite vão ajudar, quando for usá-los fazer uma massagem na região, apertando bem os pontos mais afectados.


      Tratamentos da celulite

     

         
       Há muitas informações sobre os diversos tipos de tratamentos conhecidos para combater a celulite. Segue abaixo alguns tratamentos existentes.


    Exemplo de Alguns Tratamentos da Celulite

    1. Tratamento da celulite com drenagem linfática
    2. Tratamento para celulite com endermologia
    3. Infra-vermelho para tratar celulite
    4. Aparelhos de corrente eléctrica como tratamento da celulite
    5. Mesoterapia para tratar celulite
    6. Tratamentos da celulite com laser

    Alimentos anti celulite 

       O combate à celulite é muito difícil, e para além do exercício fisico, deve implementar-se uma alimentação saudável, acompanhada da ingestão de muita água.
    Existem diversos alimentos especialistas no combate à celulite, já que contêm propriedades que contrariam os efeitos da celulite:

    Algas: fonte de iodo, equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais.

    Arroz integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

    Aveia: rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos "furinhos".

    Azeite de oliveira extravirgem: tem acção antiinflamatória, combatendo os edemas. Associado ao azeite de linhaça, torna-se mais potente.

    Castanha-do-pará: contêm selênio, um importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

    Folhas verde-escuras: fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

    Lima-da-pérsia: limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.

    Maçã: fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.

    Missô (pasta de soja fermentada): é riquíssimo em probióticos naturais, que favorecem o intestino, além de ajudar a desintoxicar e desinchar.

    Shitake: ajuda a prevenir "os furinhos", já que contém uma grande quantidade de lentinan, substância que reforça as defesas do organismo e diminui o processo infamatório.

    Outros alimentos:
    Alecrim, Banana, Batata, Beterraba, Brócolos, Cebola, Cenoura, Chá verde, Cogumelo, Couve-flor, Espinafre, Frutas vermelhas, Gengibre, Laranja, Leite e queijo com baixo teor de gordura, Melancia, Tomate, Vinho tinto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre *importante*!!! Obrigada por comentar!! Beijos. ♥