segunda-feira, 8 de julho de 2013

O que é Sedentarismo e Como Combatê-lo

 
   Sedentarismo é a diminuição da atividade física diária, não necessariamente a ausência dela.
   O indivíduo sedentário é o que “evita a fadiga”, quer as coisas de forma fácil, sem praticar nenhum tipo de esforço ou movimento.
   Uma pessoa que consome menos de 500 calorias por semana em atividades ocupacionais é considerada sedentária. A doença é a principal causa do aumento ou da incidência de hipertensão arterial, diabetes, ansiedade e obesidade, entre outras doenças.
 


 
   Outro problema é que muita gente reluta em adquirir o hábito de praticar exercícios diários. O intuito de “deixar de ser sedentário” não é motivador o suficiente para a prática contínua. Dessa forma, é essencial uma conscientização de que a atividade física engloba muitos outros fatores positivos, proporcionando mais energia, disposição para tarefas do cotidiano, alegria, e corpo e mente em um estado mais saudável.
   Quando falo de  exercícios diários, não me refiro somente àqueles realizados dentro de uma academia, e sim a qualquer movimentação ou alongamento que você faz no dia a dia – às vezes até indiretamente, não se dando conta de que o corpo está se exercitando.



   
   É o caso de:
   - Lavar roupa
   - Arrumar a cama
   - Amarrar o cadarço
   - Subir escadas
   
   Esses são exemplos de pequenos deslocamentos diários que consomem calorias e mantêm o organismo longe do sedentarismo. Os que não gostam de ir à academia podem experimentar exercitar-se em casa, desde que seja de uma forma organizada e constante, para que em um curto espaço de tempo  já atinja resultados satisfatórios.
   Quem tem crianças em casa pode aproveitar a energia delas para pular corda e apostar corrida, entre outras brincadeiras. Escutar uma música de seu agrado também é válido, já que em ocasiões como essa o corpo entra em movimento naturalmente, pulando ou dançando.
  É indispensável a realização diária de exercícios físicos durante o dia. Começar com 15 minutos diários e ir aumentando gradativamente é o ideal, pois permite que o organismo se acostume à nova rotina, consuma mais calorias e se fadigue menos.
   Bom treino!

Fonte: http://g1.globo.com/platb/bem-estar-prepare-se/2011/10/30/o-que-e-sedentarismo-e-como-combate-lo/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre *importante*!!! Obrigada por comentar!! Beijos. ♥